sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mandinga


Mandinga

Vários patuás, ou bolsas de mandinga, que deram origem ao significado atual do termo mandinga



Mandinga é um termo que veio da África e atualmente significa feitiçaria, mas tem uma longa história, veja:

No Brasil colonial, mandinga era o nome de um grupo étnico de origem africana. Eram praticantes do muçulmanismo, e tinham o hábito de pendurar um colar no pescoço com um pedaço de couro. Neste pedaço de couro haviam inscrições de trechos do alcorão. Este cordão com o pedaço de couro era chamado de Patuá.


Após a incrição, eles costuravam uma ponta do couro na outra, fechando-o . Isto fazia o couro com a inscrição parecer uma bolsa, e por isso ficou conhecido como bolsa de mandinga.

Como a medicina da época era precária, as pessoas atribuíam ao patuá um tipo de mágica que curava suas doenças, pois para o povo mandinga punha inscrições do alcorão, palavra de Deus, e então, da salvação.

Ao longo do tempo outras coisas foram adicionadas e outras modificadas nas bolsas de mandingas, como as inscrições de rezas católicas no couro e também a colocação de objetos diversos nesses amuletos.


Os mandingas eram mais instruídos do que os outros grupos e tinham maior conhecimento da linguagem escrita, então tinham funções mais importantes para os senhores, dentre elas a de capitão-de-mato (homens que iam ás matas á procura de negros fugidos, para traze-los de volta para seu senhor). Eles costumavam usar turbantes, que escondiam seus cabelos espichados.
Outros negros fugidos, para não serem reconhecidos e levados de volta á fazenda, usavam um turbante e um patuá, só que sem as inscrições, fingindo que eram do grupo dos mandingas.

Os mandingas se reconheciam pois recitavam trechos do alcorão. Caso o negro vestido de mandinga não recitasse o trecho correto, o capitão-do-mato saberia rapidamente que ele era um fugitivo, e não um mandinga.


Os outros grupos étnicos viam nesse reconhecimento um tipo de magia, que era na maioria das vezes atribuída ao patuá, como se ele permitisse um tipo de feitiço que identificaria os fugitivos .


E foi por isso, pelo povo mandinga e seu patuá, que foi atribuído o significado atual da palavra mandinga que é feitiçaria.

Paolla Furquim Daud nº24

4 comentários: