
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Mungunzá

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Elementos africanos estão na base da maioria das nossas manifestações culturais, como por exemplo, o modo de falar. A maneira de falar português “do brasileiro” foi transformada pelas pronúncias e gramáticas africanas. Por isto o objetivo deste blog é a publicação de palavras, ou expressões que utilizamos no cotidiano, e que apresentam sua origem associadas às culturas africanas.
o mungunzá e muito famoso na minha cidade,e muito gostoso ,quando bem feito!amanhã farei um trabalho sobre ele...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiro mungunzá é algo muito dificio para fazer?
ResponderExcluirO milho tem origem mexicana, logo o mugunzá não poderia ter surgido na áfrica. Por africanos no Brasil, ok. Mas na áfrica não.
ResponderExcluir"Arroz/galinhada com pequi", é um prato genuinamente brasileiro,da região centro-oeste, segundo Órgão do Governo Federal. Porém, baseado em sua consideração, esse Órgão estaria equivocado, pois o arroz é originário da Ásia, provavelmente Índia! Logo, o prato não poderia ser brasileiro!!!
ExcluirPoderíamos aqui, propor uma discussão antropológica, mas creio não ser necessário. Mungunzá, cuscuz, canjica, entre outras, são comidas que podem sim, ter suas origens na África e/ou desenvolvidas e adaptadas no Brasil escravagista, pelos Africanos. Há registros do conhecimento do Milho, na África, antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Portanto, negar as afirmativas que fazemos, a respeito de nossa culinária é, somente, mais uma tentativa, de negar nossas origens como Povo!
ResponderExcluir